sábado, 4 de agosto de 2018

Senso Comum versus Senso Crítico

Todos, incluindo eu, reproduzimos ou ouvimos outros reproduzirem por aí frases do senso comum, como: "Mulher no volante é sinal de perigo", "Depressão é falta de Deus" ou "Mulheres foram feitas para serem mães" e muitos outros exemplos. Claro que os que eu acabei de citar, são exemplos de frases do senso comum com um teor preconceituoso. Alguns pensamentos e tradições do senso comum tem um grande valor e não podemos negar isso, como os ensinamentos milenares indígenas, a medicina tradicional dos povos africanos, os provérbios orientais com mensagens de apoio ao ser humano, entre outros. Ao ler e discutir sobre esse assunto em sala de aula, eu lembrei das tradições da minha bisa avó que não era alfabetizada, mas possuía experiências e conhecimentos tradicionais que eu não tinha e me foram transmitidas com muita simplicidade e carinho. As simpatias, a crença da cura através das plantas, as tradições religiosas que se tornavam sempre bons momentos e belas lembranças. Eu enxergo aí, nestes detalhes, o lado positivo e valioso do senso comum. O conhecimento tradicional que auxilia pessoas, e que não deve ser perdido. Mas em contrapartida, o senso comum vem acompanhado muitas vezes de frases como as primeiras que eu citei neste pequeno texto. Muitas ideias fundamentalistas do senso comum, que acabam reproduzindo opiniões preconceituosas e não são reais. Aquela história que manga com leite faz mal, de fato é um mito que muitos acreditaram por anos e outros muitos acreditam até hoje. Porém muito mais grande do que a manga com leite, existem pensamentos preconceituosos, excludentes e perigosos, como os que incitam o racismo: "Amanhã é dia de branco". Ou a preconceitos de gênero e orientação sexual, "homossexualidade é uma escolha", enfim. E é neste momento que o senso crítico se faz extremamente importante. Problematizar o senso comum, questionar e provar que aqueles preconceitos estão errados é mais do que necessário. A ciência está aí para mostrar a sua verdade, comprovada e também para quebrar paradigmas, quando necessário. O senso crítico representa a quebra de muitos muros, concretos e densos que estão presentes em nossa sociedade. 



                                             Fonte: https://br.pinterest.com/pin/13792342585132959/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação Etnográfica do Centro Comercial de Itabuna

Tomando como referência o texto Etnografia como prática e experiência in: Horizontes Antropológicos de José Guilherme Magnani, que foi traba...