"Um mundo de muros" é uma série de documentários produzidos pela TV Folha, que mostram de uma forma clara e objetiva os conflitos urbanos em vários lugares do mundo, em que alguns Estados tentam "resolver" os problemas construindo muros, com o detalhe de que todos são construídos sob a justificativa de ser a melhor opção para ter segurança.
Mas na verdade, ocorre uma segregação ainda maior de pessoas. Exclusão estampada na cara!
São muros que dificultam a vida das pessoas, muros que, quem está do lado de cá não vê e não quer ver o que ocorre com quem está do lado de lá. Quem mora no morro, não interessa a quem mora no bairro de elite. Interessa apenas na hora de receber os seus serviços.
Detrás dos muros temos famílias vivendo sem saneamento básico, sem saúde, sem água, sem acesso a educação, sem os direitos básicos. Ou pior, famílias em campos para refugiados, que nem sequer casa possuem.
Os muros na verdade, nada tem a ver com segurança. Os muros tem tudo a ver com exclusão, com o fechar de olhos para os menos favorecidos, o silenciar de povos.
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/713328028454656775/ |
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/383650462002760271/ |
Bom texto. A justificativa da construção de muros muitas vezes está baseada na questão da segurança (no caso, a falta dela), e isso acaba soando como a "desculpa perfeita" para que tal ação seja concretizada pelos Estados.
ResponderExcluirObrigado colega. Realmente, a desculpa é sempre a mesma.
Excluir